O conheça mais voltou, agora que foram resolvidos os problemas com a programação. Esse é o post sobre monstros e divindades gregas.
Minotauro
Possuía cabeça de touro e corpo de homem.Habitava um palácio-labirinto em Creta. Seu nome original é Astérion.
Pégasos
Górgonas
Criaturas com corpo de serpente e cabelos de cobras que, segundo a lenda, poderiam transformar qualquer um que as olhasse em pedra.
Harpias
Possuíam corpo de ave e cabeça de mulher. O passatempo delas era comer carniça e beber sangue de heróis mortos.
Nereidas
Eram as 50 filhas de Nereu. Faziam navios afundar e tomavam a forma de uma mulher- água ou mulher peixe gigante.
Ninfas
Dríades
Nasciam de Carvalhos e passavam a vida inteira dentro ou perto de sua árvore. Quando a árvore morria,sua Dríade morria também.
Caronte
Caronte era uma figura mitológica que transportava os recém-mortos em sua barca através do rio Aqueronte, que delimitava a região do submundo.Era filho de Nix, a Noite.
Ciclopes
Os ciclopes eram concebidos como seres monstruosos que possuíam um único olho na testa. Demônios da tempestade, os três mais velhos são chamados Brontes,o Trovão, Estéropes, o Relâmpago, e Arges, o Raio.
Musas
Eram as nove filhas de Mnemosine e Zeus. Eram conhecidas por inspirar a criação artística e científica.
Pã
Pã era o deus dos campos, bosques, pastores e rebanhos, montanhas selvagens, da caça e música rústica. Seu nome vem da antiga língua grega, e significa Pasto. Sua aparência é híbrida, meio humano, meio bode, tendo os quadris, pernas e chifres de um bode, da mesma forma que um fauno ou sátiro.
Centauro
Esses monstros tinham cabeça e tronco de homem e o resto do corpo de cavalo.Habitavam regiões próximas às montanhas e florestas. Eram muito respeitados pelos gregos antigos.
Unicórnio
Unicórnio
O Unicórnio é um ser mitológico, normalmente branco-puro quando é adulto, mas dourado em sua fase de potrinho, e prateado durante a adolescência, com um único chifre posicionado em sua cabeça como uma espiral.
Leão de Nemeia
Leão de Nemeia
O Leão da Nemeia é um ser mitológico que vivia aterrorizando a região de Nemeia. Seu couro era tão grosso que nenhum arma conseguia perfurá-lo. Possuía um rugido que poderia ser ouvido a quilômetros de distância.
Hidra
A Hidra é um animal da mitologia grega com várias cabeças de serpente, sendo uma delas imortal e corpo de dragão. Foi criada por Juno e era um dos doze trabalhos de Hércules. O seu sangue assim como o seu hálito era venenoso. Se suas cabeças fossem cortadas, elas voltavam a nascer.
Esfinge
Esfinge
A Esfinge aparece na mitologia grega como um monstro, cabeça e busto de mulher, corpo de cão, patas de leão, asas de águia e cauda de serpente.
Hera ou Ares mandaram a Esfinge de sua casa na Etiópia para Tebas e, em Édipo Rei de Sófocles, pergunta a todos que passam o quebra-cabeça mais famoso da história, conhecido como o enigma da esfinge, “Decifra-me ou Devoro-te”:
Conta-se que devastava o país de Tebas, propondo enigmas aos homens e devorando os que não sabiam resolvê-lo. A Édipo, filho de Jocasta, perguntou:
- Que criatura anda com quatro pernas pela manhã, duas pernas à tarde e três pernas ao anoitecer?
Édipo resolveu o quebra-cabeça: O homem — engatinha como bebê, anda sobre dois pés na idade adulta, e usa um arrimo (bengala) quando é ancião.
Furiosa com tal resposta, a esfinge teria cometido suicídio, atirando-se de um precipício. Versão alternativa diz que ela devorou-se.
Quimera
Era algo entre o leão e a cabra,ou, noutras versões, com três cabeças - de cabra, de leão e de cobra -, ou então, numa versão mais generalizada, um monstro com cabeça de leão num corpo de cabra e com uma cauda de serpente. Como o dragão, deitava chamas pela boca, para além de devorar homens e exércitos inteiros.
Javali de Erimanto
Javali de Erimanto
Esse javali se escondia no Monte Erimanto, situado no extremo noroeste da Arcádia, de onde atacava e devastava as vizinhanças, matando muita gente. Era gigantesco e de grande ferocidade mas, conforme as ordens de Euristeu, Hércules tinha de capturá-lo vivo.
Corça de Cerínia
Corça de Cerínia
A corça de Cerínia, também conhecida como corça cerinita, era um animal lendário da mitologia grega, com chifres de ouro e pés de bronze, que corria com assombrosa rapidez sem se cansar. Habitava o monte Cerineu, escondendo-se num templo da deusa Ártemis, a quem era consagrada. Na verdade, a corça era a ninfa Taígete, que, para fugir a perseguição de Zeus foi transformada por Ártemis no magnífico animal.
Sátiros
Sátiros
Os Sátiros são seres mitológicos masculinos da Grécia Antiga. Possuíam corpo de carneiro,cabeça de homem, orelhas pontudas, cabelos compridos e nariz achatado. De acordo com a mitologia grega, os sátiros acompanhavam o semideus Pan (protetor dos pastores) e o deus Dionísio (do vinho e das festas), vagando pelas montanhas e bosques da Grécia.
Aves do lago Estínfale
Em Estínfale, uma pequena cidade da região da Arcádia, existia um lago pantanoso onde, de um dia para o outro, surgiram milhares de aves enormes, com penas de bronze e comedoras de carne humana: um estratagema de Hera contra Hércules Se alguém se aproximasse do lago, essas aves sacudiam as asas, lançavam suas penas cortantes como facas sobre o transeunte e comiam a sua carne. Era impossível matá-las com flechas, pois as penas serviam também como escudo.
Aves do lago Estínfale
Em Estínfale, uma pequena cidade da região da Arcádia, existia um lago pantanoso onde, de um dia para o outro, surgiram milhares de aves enormes, com penas de bronze e comedoras de carne humana: um estratagema de Hera contra Hércules Se alguém se aproximasse do lago, essas aves sacudiam as asas, lançavam suas penas cortantes como facas sobre o transeunte e comiam a sua carne. Era impossível matá-las com flechas, pois as penas serviam também como escudo.