quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Conheça Mais- O Dodekatheon

 Heey!  esse é o primeiro post do quadro Conheça Mais  sobre Mitologia Grega :)!
           
 Pra começar , vamos falar sobre os Doze Deuses Olímpicos, conhecidos também como o 

Dodekatheon (δώδεκα, dōdeka,  "doze"  + θεοί,  theoi, "deuses")


             O Dodekatheon era composto pelos mais poderosos e importantes dentre os demais deuses olímpicos, sendo: quatro filhos do titâ Cronos, sete filhos de Zeus e também por uma deusa, Afrodite ( em algumas tradições, ela era filha de Zeus, em outras, filha de Urano); Havia também um décimo terceiro deus, que era  Hades, mas esse não vivia no Olimpo, então não é exatamente um deus "Olímpico" . 
          
   Dadas as primeiras explicações, vamos  á apresentação dos  Doze:

 Zeus
Deus do céu e do trovão,  seu nome em grego antigo significa "Rei Divino". Do Olimpo, governava tudo o que acontecia na terra.

Hera
Hera é considerada protetora das mulheres e nascimentos, esposa e irmã de Zeus, possuía personalidade forte, marcada por ciúmes, orgulho e agressividade. Frequentemente perseguia as amantes de seu marido. Num dos mitos, Hera tenta matar Hércules quando era babê.
Os locais protegidos pela deusa eram marcados com penas de pavão (seu pássaro favorito); Hera mostrava apenas seus olhos aos mortais e  apresentava-se sempre com uma coroa na cabeça.
Sua principal rival era Afrodite (deusa do amor). Muito vaidosa,Hera sempre quis ser a mais bela.

Poseidon

Na mitologia grega, Poseidon é deus dos mares. É representado como um homem forte, com barbas e segurando um tridente. Poseidon teve muitos filhos fora de seu casamento, dentre eles os mais conhecidos são o ciclope Polifemo e o gigante Órion.

Atena

Deusa virginal da vitória e do combate, é também a deusa da sabedoria, protetora da vida política, ciências e artes,bem como da habilidade manual. Também é geralmente considerada a deusa da razão.
seus símbolos são a coruja e a oliveira.

Ares

É deus da guerra assim como sua meia-irmã, Atena. Diferentemente de sua irmã, que é a deusa da guerra estratégica, Ares é deus de uma guerra mais cruel, somente pela chacina e pelo sangue.
Havia uma estátua de Ares acorrentado na cidade de Esparta, para que o espírito de guerra nunca deixasse a cidade.

Demeter
Demeter era deusa da colheita e da agricultura, protetora do casamento e da lei sagrada. Era venerada como responsável pelas estações do ano.
 Muitas vezes é representada subindo em um carro com uma grande quantidade de produtos agrícolas como grãos, flores e frutos.

Apolo

Apolo é considerado o deus da juventude e da luz, sendo primordialmente identificado como uma divindade solar. tinha uma irmã gêmea, Átemis, considerada deusa da caça.
Apolo era um exímio arqueiro, seu arco disparava dardos letais que matavam os homens com doenças ou mortes súbitas. O poder desse deus se exercia em todos os lugares da natureza e dos homens.

Ártemis

Na Grécia, Ártemis foi inicialmente relacionada à caça e à vida selvagem. Mais tarde, associou-se tambémà luz da Lua e à magia.
O absinto (Ártemisia abssinthiun L.) era uma das plantas dedicadas à deusa. O Templo de Ártemis, em Éfeso foi considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo.

Hefesto

Era o deus da metalurgia,tecnologia, dos ferreiros, artesãos, metais, escultores, fogo e dos vulcões. Hefesto era manco, o que lhe dava uma aparência grotesca. Serviu como ferreiro dos deuses, construindo equipamentos de batalha para Zeus e construiu para si um palácio de bronze, equipado com muitos servos mecânicos. De suas forjas saiu Pandora, a primeira mulher mortal.

Afrodite

Deusa da beleza e do amor,era muito cultuada nas cidades de Corinto, Esparta e Atenas.
Afrodite casou-se com Hefesto, mas teve inúmeros amantes, tanto deuses como mortais,de suas aventuras foram gerados vários filhos. Eros, o deus do amor e Anteros, deus da ordem, São filhos de Afrodite com Ares. Eros também é conhecido como Cupido e como o primordial filho do Caos.

Hermes


Hermes era deus  mensageiro, dos pesos e medidas, dos pastores, oradores, poetas,dos ladrões, do atletismo, das estradas e viagens e das invenções. Era considerado patrono dos astrônomos, da ginástica e da luta. Por esse motivo,haviam várias estátuas de Hermes espalhadas por vários ginásios da grécia antiga.

Dionísio

Dionísio é considerado deus do vinho, das festas, do teatro, do pão, do lazer, do prazer e mais amplamente da vegetação. É um dos mais importantes entre os gregos e o único deus filho de uma mortal.