segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Conheça mais- Monstros e divindades

O conheça mais voltou, agora que foram resolvidos os problemas com a programação. Esse é o post  sobre monstros e divindades gregas.

Minotauro
  
  Possuía cabeça de touro e corpo de homem.Habitava um palácio-labirinto em Creta. Seu nome original é Astérion.
          
Pégasos           

Segundo a lenda, nasceu do sangue da medusa, quando esta foi morta por Perseu.

Górgonas
Criaturas com corpo de serpente e cabelos de cobras que, segundo a lenda, poderiam transformar qualquer um que as olhasse em pedra.

Harpias
Possuíam corpo de ave e cabeça de mulher. O passatempo delas era comer carniça e beber sangue de heróis mortos. 

Nereidas

Eram as 50 filhas de Nereu. Faziam navios afundar e tomavam a forma de uma mulher- água ou mulher peixe gigante.

Ninfas
Representavam espíritos da natureza e gostavam de música e dança.

Dríades
Nasciam de Carvalhos e passavam a vida inteira dentro ou perto de sua árvore. Quando a árvore morria,sua Dríade morria também.

Caronte

Caronte era uma figura mitológica que transportava os recém-mortos em sua barca através do rio Aqueronte, que delimitava a região do submundo.Era filho de Nix,  a Noite.

Ciclopes

Os ciclopes eram concebidos como seres monstruosos  que possuíam um único olho na testa.  Demônios da tempestade, os três mais velhos são  chamados Brontes,o Trovão, Estéropes, o Relâmpago, e Arges, o Raio.

Musas

Eram as nove filhas de Mnemosine e Zeus. Eram conhecidas por inspirar a criação artística e científica.



Pã era o deus dos campos, bosques, pastores e rebanhos, montanhas selvagens, da caça e música rústica. Seu nome vem da antiga língua grega, e significa Pasto. Sua aparência é híbrida, meio humano, meio bode, tendo os quadris, pernas e chifres de um bode, da mesma forma que um fauno ou sátiro.

Centauro

Esses monstros tinham cabeça e tronco de homem e o resto do corpo de cavalo.Habitavam regiões próximas  às montanhas e florestas. Eram muito  respeitados pelos gregos antigos.


Unicórnio

Unicórnio é um ser mitológico, normalmente branco-puro quando é adulto, mas dourado em sua fase de potrinho, e prateado durante a adolescência, com um único chifre posicionado em sua cabeça como uma espiral.

Leão de Nemeia

 O Leão da Nemeia é um ser mitológico que vivia aterrorizando a região de Nemeia. Seu couro era tão grosso que nenhum arma conseguia perfurá-lo. Possuía um rugido que poderia ser ouvido a quilômetros de distância.

Hidra

A Hidra é um animal da mitologia grega com várias cabeças de serpente, sendo uma delas imortal e corpo de dragão. Foi criada por Juno e era um dos doze trabalhos de Hércules. O seu sangue assim como o seu hálito era venenoso. Se suas cabeças fossem cortadas, elas voltavam a nascer. 

Esfinge


A Esfinge aparece na mitologia grega como um monstro, cabeça e busto de mulher, corpo de cão, patas de leão, asas de águia e cauda de serpente.
Hera ou Ares mandaram a Esfinge de sua casa na Etiópia para Tebas e, em Édipo Rei de Sófocles, pergunta a todos que passam o quebra-cabeça mais famoso da história, conhecido como o enigma da esfinge, “Decifra-me ou Devoro-te”:
Conta-se que devastava o país de Tebas, propondo enigmas aos homens e devorando os que não sabiam resolvê-lo. A Édipo, filho de Jocasta, perguntou:

Que criatura anda com quatro pernas pela manhã, duas pernas à tarde e três pernas ao anoitecer?

Édipo resolveu o quebra-cabeça: O homem — engatinha como bebê, anda sobre dois pés na idade adulta, e usa um arrimo (bengala) quando é ancião.

Furiosa com tal resposta, a esfinge teria cometido suicídio, atirando-se de um precipício. Versão alternativa diz que ela devorou-se.

Quimera

Era algo entre o leão e a cabra,ou, noutras versões, com três cabeças - de cabra, de leão e de cobra -, ou então, numa versão mais generalizada, um monstro com cabeça de leão num corpo de cabra e com uma cauda de serpente. Como o dragão, deitava chamas pela boca, para além de devorar homens e exércitos inteiros.

Javali de Erimanto

Esse javali se escondia no Monte Erimanto, situado no extremo noroeste da Arcádia, de onde atacava e devastava as vizinhanças, matando muita gente. Era gigantesco e de grande ferocidade mas, conforme as ordens de Euristeu, Hércules tinha de capturá-lo vivo.

Corça de Cerínia    

A corça de  Cerínia, também conhecida como corça cerinita, era um animal lendário da mitologia grega, com chifres de ouro e pés de bronze, que corria com assombrosa rapidez sem se cansar. Habitava o monte Cerineu,  escondendo-se num templo da deusa Ártemis, a quem era consagrada. Na verdade, a corça era a ninfa Taígete, que, para fugir a perseguição de Zeus foi transformada por Ártemis no magnífico animal.

Sátiros

Os Sátiros são seres mitológicos masculinos da Grécia Antiga. Possuíam corpo de carneiro,cabeça de homem, orelhas pontudas, cabelos compridos e nariz achatado. De acordo com a mitologia grega, os sátiros acompanhavam o semideus Pan (protetor dos pastores) e o deus Dionísio (do vinho e das festas), vagando pelas montanhas e bosques da Grécia.


Aves do lago Estínfale                             

Em Estínfale, uma pequena cidade da região da Arcádia, existia um lago pantanoso onde, de um dia para o outro, surgiram milhares de aves enormes, com penas de bronze e comedoras de carne humana: um estratagema de Hera contra Hércules  Se alguém se aproximasse do lago, essas aves sacudiam as asas, lançavam suas penas cortantes como facas sobre o transeunte e comiam a sua carne. Era impossível matá-las com flechas, pois as penas serviam também como escudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário